Atualizado em junho, o CID-11, a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde traz a partir de agora, o vício em sexo como um distúrbio de saúde mental
Cientistas e terapeutas comemoram
Apesar de haver discordâncias sobre tal decisão, o meio acadêmico em geral está com esperanças, já que as pesquisas são limitadas pela inconsistência na definição do que é transtorno de comportamento sexual compulsivo.
Como é o tratamento de vício em sexo?
Com essa nova classificação, os terapeutas esperam que isso possa mudar, facilitando o acesso público e subvencionado dos planos ao tratamento mais específico para a compulsão sexual.
Viciados em sexo podem cometer crimes sexuais?
Esse é um outro estigma que essa nova classificação irá quebrar, já que ” a maioria dos criminosos sexuais não atende aos requerimentos clínicos para vício em sexo e, inversamente, a maioria dos viciados em sexo nunca comete uma ofensa sexual”, disse Milton Magness, terapeuta sexual e diretor de um serviço de aconselhamento em Houston, em entrevista ao USA Today.
Em geral, os criminosos sexuais não tem consciência de que precisam parar. Já os viciados em sexo, pela nova classificação da OMS, procuram conter, diminuir ou tratar a sua compulsão, muitas vezes sem sucesso, até encontrarem a ajuda especializada.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.