De acordo com o endocrinologista, para combater o problema, o primeiro passo é o bom controle da doença
Você sabia que o não controle da diabetes pode causar impotência sexual nos homens?
Segundo o Dr. Guilherme Gatti, endocrinologista do Hospital Dom Alvarenga, isso ocorre pela lesão que o aumento da glicose (açúcar do sangue) causa, tanto em vasos, quanto nos nervos que irrigam o pênis.
O diabético possui uma série de alterações vasculares e sensitivas que dificultam a chegada do sangue no pênis, dificultando, assim, a ereção.
“Devido à doença, o pênis pode não receber o impulso nervoso ou o endurecimento dos vasos não permitem uma irrigação adequada. É o que chamamos de neuropatia e vasculopatia do diabetes”, explica.
De acordo com o endocrinologista, para combater a impotência sexual no diabético o primeiro passo é o bom controle da doença evitando a sua progressão.
Se já instalada, pode-se utilizar alguns tratamentos juntamente com o acompanhamento do urologista, como medicações para impotência, injeções e, em último caso, tratamento cirúrgico com próteses penianas.
O Dr. Guilherme comenta que é de extrema importância iniciar o tratamento para o diabetes desde o seu diagnóstico.
“Quanto antes conseguirmos um bom controle, menores serão os ricos de complicações para o paciente, dentre eles a impotência sexual. Além do tratamento precoce, uma abordagem multidisciplinar é fundamental, composta pelo endocrinologista, urologista e psicólogo”.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.