Date seguro, é date perfeito!

date-perfeito

Date seguro, é date perfeito!

Por Karina Brum

Independentemente de ser um encontro para sexo ou namoro, as regras são as mesmas: seja uma boa pessoa. O primeiro passo é escolher o lugar. Sugiro lugares públicos e calmos – a ideia é ouvir e poder conversar. A ideia de ser um date diurno é sobre respeito e autodefesa. Você precisa entender que as preliminares mentais são poderosas! Boas conversas, risadas e flertes nascem da sua (da nossa) potência cognitiva. Se o primeiro encontro for gostoso e repleto de combinações, você passa para a parte 2: o jantar. Se liga nas dicas:

1. Não traga nada dos antigos relacionamentos – NUNCA verbalize comparações, reclamações ou conte histórias longas sobre relações passadas.

2. Não atropele as preliminares emocionais e físicas – para criar intimidade você precisa estabelecer conexão – e esse processo exige paciência. Essas frases NUNCA devem ser ditas: “você quer ter quantos filhos? Já pensou onde vamos passar a lua de mel? Como pretende educar as crianças? Eu treino todos os dias, e você? Lembre-se: você é um ser humano.

3. Não transforme o date em sessão de terapia – se as conversas fizeram ambos rirem, já valeu a pena. Agora, expor traumas profundos, dores antigas ou conflitos familiares assustam e afastam o(a) crush. Fique em paz, você terá a chance de verbalizar suas fragilidades.

4. ESQUEÇA o celular! Se o date estiver horrível a ponto de não merecer nem um café ou uma água, seja honesta(o) e vá embora. Lembre-se apenas de ser gentil – sair como a “noiva em fuga” será mais assustador para você do que para o outro.

5. Não falar apenas de si! – Falar sem parar, sem respirar é assustador. Nos primeiros encontros conversem sobre coisas leves e divertidas, como comida favorita, gostos musicais, viagens, hobbies – você saberá se defender (caso seja preciso) se ouvir a pessoa.

6. Não se empolgue nas expectativas! Não catastrofize e muito menos projete idealizações exageradas. Não existe príncipe ou princesa encantada!

7. Não force afinidades ou crie personas – não finja ser quem você não é só para agradar. Pessoas “namoráveis” devem ter valores morais similares aos teus. Aquela crença urbana de que os opostos se atraem não é real.

8. Não faça joguinhos! Provocar ciúmes, ironizar a conversa, falar por parábolas…. Isso gera um desconforto imenso. Clareza e coerência são traços típicos da alma humana. 

9. RESPEITE seus próprios LIMITES – Você não precisa AGRADAR  ninguém a não ser você mesma. E se você age dessa forma na sua vida, é sinal de que você precisa fazer TERAPIA. 

O primeiro passo para relações saudáveis é estabelecer e respeitar limites. O primeiro encontro não é sobre impressionar, mas sim, sobre sentir:

  • segurança
  • leveza
  • curiosidade
  • coerência emocional

10. Não há lugar para mentiras – se a pessoa é muito diferente da foto, ou se a pessoa tenta desmarcar de local em cima da hora ou na frente do lugar estabelecido, ou se a pessoa foi rude com você, saia daí! Se for necessário, chame alguém (atendente ou garçom) e peça ajuda. Quem começa um date mentindo sobre si, pode mentir sobre todo o resto. Entenda: mesmo que for só para fazer sexo casual, o risco não vale a pena. 

Beijos da Ka.

Karina Brum é psicóloga e sexóloga. E tem como propósito desmistificar tabus, preconceitos socioculturais e crenças limitantes, oferecendo ferramentas que libertem a pessoa para seguir sua vida de forma singular. Além de falar sobre as demandas sexuais e da sexualidade humana, de forma divertida, científica, às vezes meio irônica, porém sempre muito sensata.

Verified by ExactMetrics