Temos ouvido e falado essa frase (e a recomendação que está subentendida nela) várias vezes essa semana, por isso, resolvemos colocar esse conceito como tema da coluna SexAtivar.
Estar presente e consciente do Aqui e Agora parece mais fácil do que é, e significa estar com sua mente focada no momento presente.
No panorama holístico e nas práticas de sexo espiritual, entender e praticar o Aqui e Agora é tão importante que poderíamos considerar uma condição para se atingir os objetivos da prática, que é a conexão com o par e com o Todo.
Muitas pessoas acreditam que estar presente e focado no Aqui e Agora só é possível com práticas complexas de meditação e controle absoluto da mente, ou seja, uma tarefa para místicos.
Na verdade a coisa funciona mais ou menos assim: já tentou fazer um bebê desistir de explorar algo? Quanto mais você disser a palavra não, mais vai despertar o interesse do bebê no objeto proibido… e quando o bebê se tornar adulto, o “não” vai ser ignorado totalmente quando ouvido.
Duvida? Então, NÃO pense em sorvete…
Viu?
Qual a saída então? Ofereça outro estímulo que aos poucos, vai substituir o interesse e a atenção do “bebê”…
Comece a reparar quantos pensamentos e preocupações você leva para os momentos de sexo, seja espiritual ou não.
Além das questões cotidianas (dívidas, contas, compromissos, desavenças…), existem pensamentos relacionados à própria aparência e sexualidade. Elas: “Será que minha depilação está boa? Será que estou gorda?” e eles: “O que será que ela achou do meu pênis? E da performance? Será que ela está fingindo orgasmos?” e por aí vai…
Já ficou claro que não dá para “limpar” os pensamentos com um aspirador de pó, então, nossa dica é trocar o foco… prestar atenção em detalhes que ancorem você no momento presente.
É por isso que sempre falamos sobre a importância da utilização de cores, sabores, aromas e sons (música) no ambiente, e é por isso também que as preliminares são tão importantes. É muito mais fácil trabalhar com os sentidos para focalizar a mente no momento presente.
Uma super dica é evitar o exagero, a overdose de estímulos, porque você e seu parceiro podem ter dificuldades em escolher aonde focar sua atenção.
Vamos dar um exemplo: Se você se perfumar, seu par passar outro perfume e ainda houver um terceiro aroma no ambiente, e nenhum desses aromas tenha “notas” semelhantes, é provável que você fique pensando nessa miscelânea, ao invés de se concentrar na relação…
Resumindo: crie um “ritual”, selecione uma cor que vai predominar, acenda uma vela e observe as chamas, selecione um aroma predominante e absorva-o de forma consciente, toque, saboreie, veja, cheire e sinta seu par, focalizando toda sua atenção e interesse nessa ação, esquecendo de você, de seus complexos e do mundo que está porta afora.
O Aqui e Agora tem tudo a ver com estar consciente de si e de suas ações no tempo e espaço, sendo o tempo, o momento presente e o espaço, o ambiente onde você está.
O prazer e o orgasmo acontecem quando você está sem bagagem na mala das preocupações e pensamentos “alienígenas”.
Mais sentidos e sensações e menos distrações…
Lembre desta fórmula e descubra cada vez mais que cada momento, é um grande presente!
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.