Eco-sexo: como gozar sem prejudicar o planeta

Eco-sexo: como gozar sem prejudicar o planeta

Brincadeiras a parte, afinal isso é assunto sério, já pensou em curtir seus momentos mais quentes sabendo que também está cuidando do planeta? Pois essa é a nova vibe do mercado erótico, que está ficando cada vez mais verde! Lubrificantes veganos, preservativos com embalagens recicláveis e até sex toys eco-friendly estão conquistando os brasileiros. A sustentabilidade chegou ao quarto, e eu vou te contar como essa revolução está rolando.

A onda eco-consciente na intimidade

Hoje, muita gente já pensa no impacto ambiental do que consome, e isso inclui os produtos que usamos na hora H. Uma pesquisa de 2019 mostrou que 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos para serem mais sustentáveis. E, sim, isso vale até para lubrificantes e preservativos! Marcas novas e tradicionais estão correndo atrás para criar opções que unem prazer, saúde e respeito ao meio ambiente.

A Feel, uma femtech focada no bem-estar íntimo feminino, é um exemplo incrível. A fundadora, Marina Ratton, viu que muitas mulheres buscavam alternativas naturais, como óleo de coco, para cuidar da saúde íntima. Foi aí que a Feel nasceu, com lubrificantes 100% naturais, sem parabenos, e embalagens recicláveis. O resultado? Em um ano e meio, a marca cresceu 20% ao mês, com clientes indicando para amigas, mães e até filhas. É o poder da conversa entre mulheres!

Outra marca que está arrasando é a Lubs, que já nasceu com a sustentabilidade no DNA. Com uma pegada sem gênero e super inclusiva, a Lubs usa fórmulas veganas e embalagens de plástico verde, feito de cana-de-açúcar. A CEO Chiara Luzzati acredita que o futuro está na mistura de tecnologia, cuidado ambiental e saúde íntima. E o público está amando essa abordagem descolada e consciente.

Chiara-Luzzati-fundadora-da-Lubs Eco-sexo: como gozar sem prejudicar o planeta
Chiara Luzzati, fundadora da Lubs (Foto: Divulgação)

Até gigantes como a Reckitt Health & Nutrition, dona de Olla e Jontex, estão na onda. Em 2020, eles lançaram um lubrificante 100% natural, sem corantes, fragrâncias ou parabenos, com pH neutro e embalagem reciclável. É a prova de que dá pra ser sexy e sustentável ao mesmo tempo!

jontex Eco-sexo: como gozar sem prejudicar o planeta

Sustentabilidade vai além da fórmula

Ser sustentável não é só usar ingredientes naturais – é olhar para o ciclo todo do produto, da produção ao descarte. A Lubs, por exemplo, usa bisnagas de plástico verde, patenteado pela Braskem, e escolhe fornecedores que também pensam no planeta. A Feel trabalha com uma startup de reciclagem para criar soluções viáveis para negócios menores, com embalagens 100% recicláveis.

Marina Ratton, da Feel, deixa claro: “Sustentabilidade é um esforço coletivo. As empresas fazem a parte delas, mas o poder público também precisa investir em políticas de reciclagem e tratamento de lixo.” Ou seja, é um trabalho em equipe para deixar o planeta mais feliz.

feel Eco-sexo: como gozar sem prejudicar o planeta

O desafio dos preservativos: prazer seguro, mas e o lixo?

Quando falamos de preservativos, a coisa complica um pouco. Eles são essenciais para prevenir ISTs, mas, por serem de látex, não são recicláveis. Mesmo assim, as marcas estão buscando soluções. A Reckitt Health & Nutrition, por exemplo, já usa BOPP (polipropileno biorientado), que é reciclável, nas embalagens secundárias dos preservativos. Eles também estão pesquisando alternativas para as embalagens primárias e formas de reduzir o impacto na logística, com menos plástico e emissões de carbono.

Lá fora, marcas como a Einhorn, da Alemanha, estão indo além. Eles criaram preservativos veganos, trocando a caseína (de origem animal) por lubrificantes à base de plantas e usando látex de pequenos produtores na Tailândia, que evitam práticas como desmatamento. É um passo enorme para tornar o sexo seguro mais amigo do meio ambiente.

Einhorn-condon Eco-sexo: como gozar sem prejudicar o planeta

Por que o público está amando?

Os brasileiros estão abraçando essa revolução verde com tudo! A Feel, por exemplo, vendeu em uma semana e meia o estoque previsto para três meses logo após o lançamento. A Lubs também comemora a boa aceitação, mesmo enfrentando algumas desconfianças sobre a eficácia dos produtos naturais. Para contornar isso, eles investem em tecnologia para garantir que os produtos sejam tão bons quanto os tradicionais – ou até melhores.

Além do apelo sustentável, essas marcas trazem uma abordagem mais aberta e inclusiva. Elas falam de saúde sexual sem tabu, incentivando o autocuidado e normalizando o prazer para todos. Isso conquista desde mulheres que querem se cuidar mais até pessoas que alinham seus valores éticos à vida íntima.

Minha opinião

Como sexpert, eu acredito que ainda temos um caminho a percorrer para chegar no sexo verdadeiramente verde, mas essas ações pontuais são um grande começo dessa revolução. Essas marcas estão mostrando que dá pra combinar prazer, saúde e cuidado com o planeta, sem abrir mão da qualidade. É sobre curtir o momento de forma consciente, sem deixar um rastro de lixo pro futuro. Então, que tal adotar essa vibe e fazer o amor florescer – literalmente? Bora tornar o prazer mais verde!

Publicitária, Consultora e expert em Mercado Erótico, Escritora e empresária. Atua no Mercado Erótico Brasileiro desde o ano 2000. Autora de 28 livros de negócios e sobre produtos eróticos para os consumidores. De 2010 a 2017, presidiu a ABEME – Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico. Citada em mais de 100 teses universitárias e livros de sexualidade sobre o tema. Desenvolve e projeta produtos eróticos e cosméticos sensuais para os maiores players do setor. Criadora do primeiro seminário de palestras para empresários do mercado erótico em 2006. Apoiadora e partícipe dos mais importantes eventos eróticos do mundo. Também idealizadora do Prêmio Melhores do Mercado Erótico e Sensual que, desde 2016, anualmente elege as melhores empresas, as inovações, os produtos mais queridos e desejados e as ações que estimularam o desenvolvimento do setor. É fundadora e co-autora do site MercadoErótico.Org.

Verified by ExactMetrics