Quais são as novidades da ciência para a Reposição Hormonal na Andropausa e tratamentos para disfunção sexual
Por Dr Lister Salgueiro, da Clínica Fértilis*
Neste artigo vou falar um pouquinho sobre a Andropausa e a Sexualidade Masculina.
Antigamente, a Andropausa ocorria acima dos 50 anos de idade, em 50% dos homens, e em homens abaixo dos 50 anos de 5 a 10%.
Hoje, mudou um pouco, continua em 50% nos homens acima dos 50 anos, mas os jovens, são acometidos de 30% a 40% (com menos de 50 anos de idade).
Diferente do que ocorre na Menopausa, não existe uma faixa de idade para que a Andropausa ocorra, podendo acontecer a qualquer momento.
Já cheguei a receber um paciente que, por outros motivos de saúde, entrou na Andropausa aos 15 anos de idade.
A Andropausa também se difere da Menopausa em outro aspecto. Na Menopausa há uma parada na produção de hormônios. Já na Andropausa, estes hormônios são reduzidos a certos níveis.
Então, se der nos exames menos de 375 de Testosterona Total ou menos de 12 da Testosterona Livre, já é considerado um quadro de Andropausa.
A boa notícia é que existe tratamento eficaz, com dosagens hormonais.
Os homens, em geral, não percebem e confundem a Andropausa com estresse. Então, vamos aos sinais:
- Perda de pique; aquele homem que está acostumado a jogar bola com os amigos todo final de semana, e de repente não quer mais… Tem preguiça de ir, quer ficar em casa,
- tem excesso de sono,
- variabilidade de humor e
- dificuldade de atenção, não consegue ler um livro…
Alguns outros distúrbios como perda de massa muscular também ocorrem, a perna dá uma afinada e a barriga aumenta. Este homem já não queima o colesterol.
Já os calores, ocorrem em apenas 16% dos homens.
Perda do apetite sexual e perda da capacidade de manter uma ereção fazem parte dos sintomas, que acometem os homens nesta faixa da vida.
Quanto ao comportamento? Eles ficam ariscos, irritados. E se sentem muito envergonhados e frustrados. Para se ter uma ideia, este homem leva, em média, 4 anos para chegar ao consultório.
Primeiro ele procura um psicólogo, toma o remédio que o amigo está tomando… Daí que a mulher tem um papel bastante importante de levá-lo ao médico e iniciar o tratamento correto, em boa parte dos casos.
Existem 63 causas para que se diminua a Testosterona – desde cirurgias, varicoceles, tratamentos como quimioterapia, radioterapia, etc. O importante é o homem se conscientizar que está nesta situação e procurar ajuda.
Conheça os Tratamentos
Não existe idade segura para reposição hormonal. Existe o tratamento seguro, usando medicações que não produzam efeitos colaterais s e na dose fisiológica, para não sobrar e não causar efeitos. Os tratamentos mais modernos são os hormônios bioidênticos.
Só existe uma restrição para a reposição hormonal masculina, que é a próstata ou aumentada ou com câncer. Então, se o homem não estiver neste caso, não há motivo para não procurar ajuda.
Ao contrário: se ele não se cuidar, a situação vai se agravando e não conseguem inclusive manter uma vida sexual ativa.
Comprimidos, injeção, gel, adesivos e, está para sair um chiclete para o tratamento; sendo o mais comum o gel.
Há muitas formas de ministrar os hormônios. Começando o tratamento, em apenas duas semanas, o homem passa a ter resultados.
Muitos homens, no entanto, usam a ‘bomba’, muito comum nas academias. Ou seja: tomam doses mais elevadas do que o médico recomendou, o que pode acarretar inúmeros problemas de saúde. Fica o alerta!
Agora, seguindo exatamente as orientações do seu médico, e utilizando a dose fisiológica, a reposição hormonal se mostra bastante segura e indicada para a saúde e qualidade de vida como um todo.
Hábitos saudáveis são sempre aliados, principalmente nesta faixa da vida. Fumo, bebida e drogas devem ser evitados para quem quer viver mais e melhor.
Último conselho? Disfunção sexual tem cura. Existem diversos tipos de tratamento. Faça todos os exames e você terá chance de ter uma vida normal, pelo resto da vida.
*Dr Lister Salgueiro
É Especialista em Andrologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É Diretor clínico e Sócio proprietário da ‘Clínica Fértilis de Medicina Reprodutiva’ em Sorocaba. Autor do livro ‘Andropausa: Reposição Hormonal Masculina’, Editora Roca.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.