Tá meio perdidx na pista, depois de anos em um relacionamento monogâmico? Calma, que as terapeutas do Instituto do Casal te explicam direitinho outras modalidades de relações afetivas que estão em alta!
Mas, como definir esses relacionamentos? Como essas relações podem trazer benefícios à vida das pessoas?
Quando falamos de relacionamento sério, uma pesquisa do Instituto do Casal, organização que se dedica a pesquisas e educação em relacionamentos e sexualidade humana, diz que 59% dos casais em um relacionamento deste tipo acreditam que a confiança é o item mais importante quando falam de intimidade entre o casal.
Confiança é o segredo
Mas será que nesses relacionamentos mais diferentes a confiança também está em evidência?
De acordo com Marina Simas, psicóloga e sócia-diretora do Instituto do Casal, muitos desses relacionamentos abertos dão certo porque a cumplicidade e o consenso são levados em consideração.
“Na hora de optar por um relacionamento aberto ou em outros tipos de relacionamento como o poliamor, as pessoas envolvidas na relação conversam abertamente sobre seus desejos. E, com transparência, respeito e cumplicidade, definem o formato da relação. Nesse caso, a confiança não só reina, mas também é fundamental para que os relacionamentos dêem certo. Existe um jeito organizado de funcionar“, comenta Marina.
Para Denise Figueiredo, psicóloga e sócia-diretora do Instituto do Casal, com a quebra de tabus e paradigmas convencionais, muitas pessoas estão se abrindo para experiências tanto emocionais como sexuais, que antes ainda eram vistas como um ato “errado”.
“Todo tipo de definição de relação depende de muitos fatores, a começar pelas escolhas das pessoas ao definir o que cabe em suas vidas. Quando falamos de relacionamentos devemos levar em conta crenças, valores, desejos e avaliar cada caso com carinho”, exemplifica Denise.
Pensando no assunto, o Instituto do Casal, organização que se dedica a pesquisas e educação em relacionamentos e sexualidade humana, separou alguns tipos de relações que estão em alta entre as pessoas.
Monogâmico
Relacionamento Aberto
Trisal
Nesse caso, esse Trisal pode definir se quer fechar ou abrir a relação, mas ainda assim trabalham com muita cumplicidade e confiança para que o trio dê certo.
Para Matheus Maia, empresário de 34 anos, que vive um relacionamento a três, ninguém planeja se envolver dessa forma. Mas no caso dele o processo acabou acontecendo naturalmente.
Poliamor
Flexissexuais
Swingers
Sobre o Instituto do Casal
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.