O cantor Rod Stewart divulgou em setembro que está curado de um câncer de próstata. A doença havia sido diagnosticada dois anos atrás, em um exame de rotina. Inspire-se nessa vitória nesse Novembro Azul!
O anúncio foi feito durante evento beneficente de uma entidade que cuida de pacientes com câncer de próstata.
Na ocasião, o cantor aproveitou para destacar a importância da realização de exames de rotina para a detecção precoce.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) previu 68 mil novos casos em 2018, com 15 mil mortes.
Novembro Azul: sua chance de saber a tempo
Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura. Quando descoberta em estágio inicial, a doença pode ser tratada de forma menos invasiva, com menos chances de efeitos adversos e recuperação muito mais rápida.
É o caso da cirurgia robótica, que já conta com especialistas certificados para a sua realização no país.
“A cirurgia realizada com o auxílio do robô proporciona melhor recuperação, menor perda sanguínea e menos complicações ao paciente. No caso da prostatectomia radical para câncer de próstata, a técnica reduz as chances de incontinência urinária e disfunção erétil”, explica o Dr. Marcelo.
Ele é um dos médicos urologistas que possui certificação para a realização de cirurgias robóticas em São Paulo, conferida pela Intuitive Surgical, líder global do setor.
A indústria é a fabricante do cirurgião-robô Da Vinci, utilizado também nas cirurgias para o tratamento do câncer de próstata.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.