No Dia Mundial de Combate a Aids, 1º de dezembro, a Agência Aids reúne especialistas para discutir essas quatro décadas de enfrentamento da pandemia da Aids, no Brasil e no mundo, que infectou 37,6 milhões de pessoas ao redor do planeta.
“Considero muito importante promovermos a reflexão de profissionais e ativistas, um time de primeira linha, sobre os 40 anos da pandemia no Brasil e no mundo. Construímos sim muitos avanços, mas seguimos tendo complexos e presentes desafios”, diz Roseli Tardelli, fundadora da Agência e curadora do webinário.
O webinário, que mostra a mudança dos tempos e das nomenclaturas do HIV e Aids, abordará quatro temas:
- 9h30: Surgimento do HIV, os primeiros 10 anos…infectar-se com HIV: uma sentença de morte!
Com Dra. Rosana Del Bianco (Médica infectologista do Emílio Ribas desde 1984 época do primeiro caso internado com Aids); Dra. Marinella Dela Negra (supervisora de equipe técnica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas); e Dra. Glória Brunetti (Médica infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas).
Mediação: Américo Nunes Neto – fundador do Instituto Vida Nova, coordenador do Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (Mopaids) e ex-presidente do Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo.
- 11h30 – Entrada dos antirretrovirais no cenário Global: o desafio da adesão tema presente nos 40 anos.
Com Dra. Maria Clara Gianna (CRT Aids de SP); Veriano Terto (ABIA)
Mediação: Fabi Mesquita – monitora em incidência internacional da Rede Mundial de Pessoas Vivendo com HIV e representative of Peace Women Partners International Council of Leaders – representando Brazil e Myanmar.
- 14h30 – Ativismo no Brasil fundamental na construção da resposta brasileira.
Com a participação de Rodrigo Pinheiro (Fórum Ongs Aids de SP); Javier Angonoa (consultor independente com trabalhos para Unaids/Unicef, GAPA Bahia); e Alessandra Nilo (Gestos Pernambuco).
Mediação: Marina Vergueiro – autora do livro “Exposta”, que dá voz às mulheres gordas e/ou que vivem com HIV e são sexualmente ativas.
- 16h30: Da Camisinha a PrEP: Novas tecnologias de prevenção e o estigma que persiste.
Com: Drew Persí (Youtuber, coautor do Som das Décadas); Carué Contreiras (médico e ativista); e Dra. Adele Benzaken (membro do comitê de certificação da eliminação da sífilis e do HIV da OPAS-Organização Pan-Americana de Saúde e vice-presidente do comitê de especialistas da OMS).
Mediação: Juny Kraiczyk – diretora geral da ECOS e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
O webinário “40 anos de Aids no mundo: o que fizemos, o que falta fazer? será apresentado pelo Youtube da Agência Aids – https://www.youtube.com/c/AgenciaAids
Serviço:
Webinário “40 anos de Aids no mundo: o que fizemos, o que falta fazer?”
Dia – 1º de dezembro Horário – 9h30 às 18h
Canal do Youtube da Agência Aids –https://www.youtube.com/c/AgenciaAids
Na noite do dia 1 de dezembro, no Cine Sesc em São Paulo, às 20h, lançamento da websérie HIV 40 anos: Aids e suas histórias! que conta a história de três pessoas com mais de 60 anos e que vivem com HIV há mais de 30 anos: Beto Volpe, Jenice Pizão, Américo Nunes Neto; e três jovens que vivem com o vírus a menos de 10 anos: Marina Vergueiro, Priscila Obaci e Diego Krausz. Essas personagens estarão no lançamento.
E nesse sábado, dia 27, a Agência Aids também estará realizando a Mostra Mais Arte e Menos Aids 2021 com artistas que convivem com a Aids.
Confira onde assistir e a programação completa da mostra aqui
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.